TDAH, Trabalho e Justiça: Impactos que poucos conhecem
- Rafael Ferli
- 28 de abr.
- 1 min de leitura
Você sabia que o TDAH pode impactar muito mais do que a atenção? Além das dificuldades acadêmicas e profissionais, o transtorno também pode influenciar o comportamento social e até aumentar o risco de conflitos com a justiça.
Estudos mostram que adultos com TDAH, especialmente quando não diagnosticados ou não tratados, têm maior risco de instabilidade no trabalho, mudança frequente de empregos e dificuldade em manter rotinas profissionais. A impulsividade — mais do que a desatenção — costuma ser o principal fator que interfere na vida laboral e nos relacionamentos.¹
De forma ainda mais preocupante, pesquisas internacionais observaram taxas mais elevadas de TDAH entre jovens e adultos em ambientes de custódia policial, prisões e serviços de saúde mental forense, chegando a cerca de 25%.³ Muitos desses indivíduos nunca haviam recebido o diagnóstico correto ou o suporte necessário, o que gerou consequências graves não apenas para suas vidas, mas também para a sociedade como um todo.
Isso reforça a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo: tratar o TDAH é cuidar da saúde mental e também promover cidadania, inclusão e dignidade.
Se você sente que seu trabalho, estudos ou vida social têm sido prejudicados e desconfia que possa ter TDAH, busque orientação especializada. A Saúde Mental Solidária está pronta para te acolher.
Referências consultadas:¹ Quintero J, Morales I, Vera R et al. The Impact of Adult ADHD in the Quality of Life Profile. J Atten Disord. 2019 Jul;23(9):1007-1016.³ Young S, Cocallis K. ADHD and offending. J Neural Transm (Vienna). 2021 Jul;128(7):1009-1019.



